6.1 – Recorra sempre ao Ambulatório Médico, pois:
Infecções graves e mesmo a perda da vida podem ocorrer pelo descaso de cuidar de pequenos ferimentos. Mesmo em caso de ferimentos mais simples, utilize imediatamente os serviços do ambulatório médico, a fim de que perdas financeiras, humanas e maiores sofrimentos sejam evitados;
6.2 – Nunca utilize qualquer máquina, veículo ou equipamento sem estar autorizado por seu superior:
Não opere máquinas, equipamentos, tratores ou veículos sem estar devidamente habilitado e autorizado. Saiba sempre o que ocorrerá antes de ligar qualquer chave ou botoeira elétrica. Conheça a localização das chaves de controle da máquina, equipamentos, trator ou veículo, de forma que possam ser desligadas numa emergência. Antes de ligar a máquina, tratores ou veículos, certifique-se de que não há ninguém trabalhando nas proximidades. As proteções de segurança das máquinas, equipamentos, trator ou veículo como polias, correias, engrenagens e cardãns devem ser mantidas sempre no lugar.
6.3 – Reparos elétricos e mecânicos:
Não tente fazer qualquer tipo de reparo na máquina, trator, veículo ou equipamento, a não ser que isto faça parte do seu trabalho normal. Colaboradores especialmente treinados, equipados e autorizados são designados para executar esse tipo de trabalho.
6.4 – Use sempre os Equipamentos de Proteção Individual – E.P.I.:
A Usina Santa Lúcia S/A adquiri, fornece gratuitamente, treina e exige o uso dos E.P.I´s necessários e adequados as atividades exercidas como por exemplo: capacetes, óculos, luvas, calçados, toucas, mangas canavieiras, cintos, máscaras, protetores auriculares e outros equipamentos da melhor qualidade e adequados as diversas atividades e a Segurança do Trabalho indicará onde e como usá-lo de forma correta. O colaborador é responsável pelo uso obrigatório, guarda e conservação destes E.P.I´s.
6.5 – Mantenha limpo e arrumado o local de trabalho:
Óleo no piso, desordem, bancadas congestionadas, ferramentas espalhadas e materiais fora do lugar são condições inseguras. O trabalho será mais fácil e seguro se o ambiente estiver em ordem. Coloque o lixo e aparas em recipientes apropriados e fechados. Boa limpeza, ordem e arrumação significam local seguro.
6.6 – Uso do ar comprimido:
O ar comprimido é perigoso e deve ser utilizado somente por pessoas autorizadas e em trabalhos determinados pela supervisão.
Nunca use ar comprimido para limpar a roupa, nem aplique sobre a pele do seu corpo.
6.7 – Não distraia quem está atento ao trabalho:
Operadores de máquinas, equipamentos, trator, veículos, soldadores, cortadores de cana e muitos outros podem ser acidentados por distração. Se precisar falar com seu companheiro, espere até a ocasião segura e oportuna. Interrupções inesperadas podem causar uma omissão ou erro com graves consequências.
6.8 – Trabalhos em áreas de risco:
Todo trabalho em áreas de risco tais como: armazém de açúcar, depósito de agrotóxicos, carregamento de etanol, parque de tanques de armazenamento de etanol, telhados, forros, canaletas, colunas de destilação de etanol, pontes rolantes, estruturas metálicas e outras com risco com ambientes com espaços confinados, liberação de serviços de solda e corte com maçarico em ambientes com gases ou vapores inflamáveis ou explosivos e também onde existam poeiras explosivas onde é necessária a prévia medição de explosividade, como também trabalhos com riscos de choque elétrico com escavação, deve ser obrigatoriamente, comunicado previamente a Segurança do Trabalho, para inspeção e liberação da área;
LEMBRE-SE: qualquer serviço ou atividade acima de 02 metros de altura do piso requer a utilização obrigatória do cinto de segurança fixado a cabo de segurança, sistema de trava quedas ou ponto fixo.
6.9 – Não corra!
“Ande, não corra”, é uma boa regra, que se aplica em qualquer área da USL. Demore apenas um pouco mais, porém, garanta o seu retorno para casa com segurança. Também não tente “cortar caminho” passando entre máquinas, equipamentos, veículos ou tratores. Lembre-se que os atalhos são perigosos. Para circulação, utilize os corredores e passagens apropriadas.
6.10 – Não promova brincadeiras:
Brincadeiras de mau gosto podem dar origem a acidentes graves. Para sua segurança e a de seus companheiros de trabalho, não faça brincadeira. Trabalho e brincadeiras não combinam.
6.11 – Comunique qualquer condição insegura:
Procure melhorar suas condições de trabalho continuamente, comunicando ao seu supervisor ou a CIPA e Segurança do Trabalho qualquer condição insegura que encontrar. Empilhamento malfeito, falta de passadiços e piso esburacado, são exemplos de condições inseguras que devem ser comunicadas prontamente e corrigidas de imediato. Você pode salvar uma vida, que pode ser a sua.
6.12 – Suba com segurança:
Use escadas, plataformas, rampas ou meios de acesso adequados para atingir um nível acima do solo. Use o corrimão ao subir e ao descer. Inspecione a escada antes do uso e utilize o tipo de escada apropriado para o serviço que vai ser executado.
6.13 – Cuidados nas operações com pontes rolante, guinchos, caminhões munck, tratores e empilhadeiras:
No levantamento ou transporte de máquinas, equipamentos e peças ou materiais, diversos observe sempre as condições dos cabos de aço cinta de amarração, ganchos e demais dispositivos. Certifique-se que não há ninguém por perto ao levantar qualquer objeto, isolando-se a área antes da realização do trabalho. É expressamente proibido o transporte de pessoas nos guinchos (canarinho) tratores e empilhadeiras.
6.14 – Cuidados com instalações de vapor, água quente, produto químico, caldo e agrotóxicos:
Nunca tente reparar uma tubulação, válvula ou purgador sem antes certificar que toda a tubulação e válvulas estejam completamente fechadas. Coloque uma placa de aviso nas válvulas “NÃO ABRA ESTA VÁLVULA”, somente retirando a mesma após a conclusão do serviço. Ao abrir qualquer válvula, faça-o com cuidado e devagar, evitando contragolpes na tubulação e válvulas.
6.15 – Respeite as orientações e recomendações do membro da “CIPA”:
Todos os membros da CIPA devem ser respeitados e todas as suas recomendações de segurança devem ser acatadas pelos seus colegas de trabalho, encarregados e supervisores.
6.16 – Ande na faixa e calçada:
Ande na faixa de pedestres. É obrigatório andar na calçada de pedestres, para ida e volta do refeitório e vestiários da USL;
É proibido deitar-se na calçada de pedestres utilizada para ida e volta de refeitório e vestiário da USL;
Atenção ao trânsito de veículos e máquinas no interior de todas as dependências produtivas da Empresa, principalmente o de empilhadeiras, caminhões munk, guindastes, caminhões de transporte de cana, caminhões de transporte de etanol ou açúcar em áreas internas;
6.17 – Bebidas alcoólicas:
É expressamente proibido o uso de bebidas alcoólicas, antes ou durante o horário de trabalho e sempre que fizer uso de qualquer outro tipo de medicamento ou qualquer outro tipo de entorpecentes, avisar seu superior imediato e o Ambulatório Médico.