-
Ao chegar na Usina, o motorista deve estacionar o caminhão antes da portaria de entrada na área demarcada (lado direito, próximo ao muro) e se dirigir a pé até a portaria portanto os seguintes documentos: CNH (Carteira Nacional de Habilitação), documentos do caminhão e carretas (quando existir).
-
Na portaria são verificados os dados dos documentos, realizado o pré cadastro, fornecidas as primeiras orientações e feita a entrega do cartão de acesso para entrada na área industrial.
-
Após a liberação na portaria o motorista deve verificar o horário, caso seja possível o carregamento dentro do horário comercial (07h00 as 17h30 de segunda a quinta e 07h00 as 16h30 as sextas-feiras), o motorista deve seguir com o caminhão para a balança, sempre respeitando a velocidade máxima interna de 20km/h. Caso não seja possível realizar o carregamento dentro do horário comercial o motorista segue com o caminhão até o pátio onde deve aguardar o próximo dia (após a meia noite) para iniciar os procedimento de carregamento.
-
No momento indicado o motorista deve se dirigir com o caminhão até a balança de entrada, onde lhe será entregue a “Ordem de Carregamento”, onde também é feita a pesagem da tara do caminhão e onde lhe são entregues os lacres. O motorista deverá estar usando os EPI's indicados, sendo eles, calçado de segurança fechado, calça e camisa de mangas.
-
Após a pesagem o motorista se desloca com o caminhão até o local de carregamento de melaço, localizado logo após a portaria de entrada, lado direito, próximo a fábrica. O caminhão deve estar no sentido de entrada, com a parte de trás para a portaria. Para isso o motorista, após deixar a balança, deve sair da Usina, manobrar o veículo na rotatória da avenida de acesso e entrar novamente com o caminhão no sentido correto. Caso já tenham dois caminhões no carregamento, o terceiro espera do lado de fora da Usina.
-
Na área de carregamento o motorista deve parar abaixo da saída de melaço e somente deve subir no caminhão com auxílio de cinto de segurança devidamente preço a linha de vida que acompanha toda a área de carregamento.
-
Devidamente seguro, o motorista então aciona a válvula do carregamento e observa até que o tanque seja carregado, após o carregamento o motorista lacra o caminhão e se dirige até a balança novamente.
-
Na balança é feita a pesagem bruta do caminhão, conferência dos lacres e lhe é fornecido o tíquete de pesagem. Em seguida o motorista se desloca com o caminhão até o pátio, caso esteja dentro do horário comercial o motorista se desloca a pé a expedição onde é emitida nota fiscal e certificado de análise, caso não esteja em horário comercial o motorista espera até a expedição iniciar o expediente.
-
Com todos os documentos em mãos, o motorista deixa o pátio com o caminhão e se dirige a portaria, onde deve estacionar a 10 metros do portão sem obstruir a passagem. Na portaria é feita a última verificação tanto dos documentos (Nota fiscal, laudos etc.) quanto da carga (lacres), após a verificação a carga é liberada para seguir viagem.
-
É obrigatório o acompanhamento do motorista em todas as etapas do processo de carregamento, qualquer dúvida, indicação ou constatação de problemas devem ser informados aos responsáveis dos setores envolvidos.
-
O motorista conta com sala de espera com televisão, Wi-fi, sofás, mesas para refeição, bebedouros, sanitários e chuveiros.
-
A Usina NÃO conta com restaurante interno, para refeições é necessário solicitar os serviços de entrega disponíveis na sala de espera para motoristas.
-
Utilizar todos os EPI’s recomendados para a função;
-
Respeitar limites de velocidades e utilizar obrigatoriamente o cinto de segurança;
-
Estacionar em locais permitidos e manter o veículo devidamente com freio estacionário acionado e calçado.
-
Não subir em cima dos veículos sem estar devidamente ancorado em um cinto de segurança com sistema de trava-quedas. Fica proibido ficar embaixo dos veículos.
-
Manter uma distância de segurança do veículo em que está sendo carregado e principalmente da empilhadeira e diferença de nível da plataforma de carregamento.
-
Em dias de tempestade procure abrigo nas edificações com cobertura da Usina, pois todas são protegidas contra descargas atmosféricas, evite locais abertos ou próximo à árvores e linhas de energia elétrica.
-
Velocidade máxima permitida em toda a área da Usina é de 20 Km/h.

-
É proibido comercializar, doar ou descartar qualquer produto residual do caminhão.

-
É proibida a entrada de acompanhantes nas dependências da empresa.

-
Todos os setores da Usina contam com lixeiras, sendo assim é expressamente proibido o descarte de qualquer resíduo em locais que não sejam as lixeiras.

-
É proibida a entrada na área industrial trajando bermuda, shorts, camiseta sem manga, camisa desabotoada, sandálias ou chinelos.

-
Os trajes para circulação na empresa devem ser: calça, calçado fechado (que garanta a segurança do indivíduo) e camisa (com manga).

-
As entradas devem ser feitas pelos acessos corretos usando o cartão de acesso para visitantes. Andar obrigatoriamente nas calçadas e faixas de pedestres

-
É proibido a circulação nas dependências da empresa que vão além dos locais necessários para a realização do serviço.

-
São proibidos alimentos de qualquer natureza nas dependências da área industrial da empresa.

-
É proibido fumar nas dependências da área industrial da empresa.

-
O não cumprimento de qualquer uma das normas e regras pode acarretar a proibição permanente da entrada na Usina.
